vídeos marcantes do Festival do Minuto

Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual, o Festival do Minuto foi criado, em 1991, pelo cineasta Marcelo Masagão – que hoje assume o posto de curador-chefe. Em 2011, portanto, a iniciativa completa 20 anos de história, promovendo concursos e premiando vídeos com duração de 60 segundos.

Vários festivais do mesmo formato nasceram inspirados no Festival brasileiro, que ainda se mantém como o maior de vídeos da América Latina. Não é à toa: hoje, em média, 15 filmes por dia são recebidos pelos seus curadores. Mas já houve datas em que 200 inscrições foram enviadas em único dia.

O boom do Festival foi mesmo em 2007, quando ele se tornou permanente e passou a receber vídeos online. Além de criar um acervo de vídeos-minuto na internet, a repaginada acabou causando uma democratização em relação aos equipamentos: câmera de celular, máquina fotográfica, tudo passou a valer para se fazer um vídeo.
       
       
E para comemorar o aniversário, o Festival abriu um concurso inédito, chamado “Trailer do Meu Filme”. Em um minuto, os inscritos deverão contar sua própria história, real ou fictícia, baseados no conceito de um trailer de cinema. As inscrições vão até 20 de setembro, e os vencedores receberão R$ 10 mil em prêmios.