Conheça 6 gestos que foram patenteados

Há 20 anos empresas de tecnologia fazem a patente de gestos. Mover os dedos para dar zoom na tela do iPhone ou fazer um “oi” com as mãos para o Kinect não podem ser usados fora do contexto dos respectivos produtos. O blog io9 fez uma lista de movimentos que estão muito bem protegidos por patentes. Confira:

6. Deslizar para destravar

Editora Globo
O movimento é um velho conhecido dos donos de iPhone. Você passa o dedo na tela e o aparelho está pronto para o uso. Nesse caso, a Apple não patenteou o gesto, mas o design do botão que indica que basta passar o dedo na tela para realizar o destravamento.

5. Mais Apple
Editora Globo
Praticamente todos os movimentos lógicos usados em telas de toque foram patenteados pela Apple. Passar os dois dedos na tela para trocar de página, pinçar a tela com os dedos para dar zoom são todos registrados pela empresa. Além desses, a Apple fez registro de outros gestos bem estranhos.

4. Alfabeto da Xerox
 É o fim do seu hobbie de escrever a letras sem tirar o lápis do papel. Os movimentos necessários para a tal façanha foram devidamente registrados pela Xerox há mais de 10 anos. A empresa Palm descobriu isso quando tentou usar a técnica para um produto.
Editora Globo

>> Kinect hackeado permite comandar computador com gestos da mão

3. Gestos da Samsung

Editora Globo
A Apple não é a única vilã das patentes. A Samsung também registrou alguns movimentos para usar seus celulares.

2. Kinect controlado
O Kinect permite que o usuário registre seus movimentos prediletos e que eles sejam vinculados a comandos para os games. Ideia lógica, o usuário customiza seus gestos. A Microsoft fez questão de que essa possibilidade seja apenas de seu produto, fez a patente e nenhum concorrente pode dar essa opção aos consumidores.

1. 3D
Nos filmes de ficção científica a cena de pessoas manipulando objetos tridimensionais no mundo virtual é comum. A tecnologia para isso na vida real ainda é desconhecida, mas se alguém um dia conseguir fazer e quiser mover objetos 3D virtuais terá que pagar os direitos à Lucent.

*Um fato curioso é que o Nintendo Wii, que também usa uma série de gestos bem característicos, não registrou a patente de nenhum movimento, apenas da tecnologia dos controles.